Perguntas e Respostas Gerais Sobre Custos

1) O que é Contabilidade de Custos.
É um dos ramos da contabilidade que se baseia no estudo da composição e no cálculo dos custos, mensuração monetária dos estoques e do resultado. Como um complemento da contabilidade geral, a contabilidade de custos visa proporcionar a informação requerida pela gerência, bem como para determinar o valor exato dos estoques existentes, de produtos acabados e de produtos em fabricação, com a finalidade de controlar o processo produtivo da empresa

2) Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
Avaliação de estoques, atendimento das exigências fiscais, determinação do resultado, planejamento, formação do preço de venda, controle gerencial, avaliação de desempenho, controle operacional e tomada de decisão.

3) Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?
A relação entre ambos é que:
Os critérios aplicados num período devem ser mantidos nos períodos posteriores (uniformidade). Os custos e despesas devem ser reconhecidos antes mesmo do pagamento e as receitas devem ser reconhecidas somente quando forem realizadas (competência), ou seja, todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas as receitas nunca devem ser antecipadas antes que possam ser consideradas como realizadas (prudência).

4) A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?
A partir do século XX após a segunda guerra mundial, a contabilidade de custos teve um grande desenvolvimento, pois nesse período ela deixou de ser tratada apenas como suporte para a contabilidade financeira e passou a ser vista como um enfoque gerencial.

5) Por que é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de Custos?
Pois a contabilidade de custos visa proporcionar a informação requerida pela gerência, bem como para determinar o valor exato dos estoques existentes, de produtos acabados e de produtos em fabricação, com a finalidade de controlar o processo produtivo da empresa.

6) Os fatores de custo de um produto em uma empresa industrial são os mesmos que em uma comercial?
O que diferencia as empresas industriais dos demais tipos de empresas são as atividades operacionais de produção que se caracterizam pela transformação de matérias-primas em produtos industrializados.


7) Qual a diferença entre custos e despesas.
Custo é um gasto relativo a bens ou serviços utilizado na produção de outros bens ou serviços, ou seja, custo é todo gasto relativo à fábrica direto ou indireto: matéria prima, mão de obra e Gastos Gerais de Fabricação.
Despesa é todo gasto relativo à administração, ao comercial e ao financeiro, ou seja, é um gasto relativo a um bem ou serviço consumido direto ou indiretamente para obter receitas, são sacrifícios para obtenção de receitas e que reduzem o patrimônio liquido.

8) Qual a diferença entre custos diretos e indiretos?
Custos diretos – são aqueles atribuíveis a um determinado bem ou serviço, são percebidos com clareza em um produto, como a matéria-prima, por exemplo.
Custos indiretos – são aqueles que trazem benefícios á produção de um bem ou serviço, ou seja, custos de produção como aluguel, salários, etc.

9) O que são considerados custos de transformação?
Compreende a soma de todos os custos de produção, exceto os relativos a matérias-primas e outros, sem nenhuma modificação pela empresa; é o valor do esforço da própria empresa no processo de elaboração de um determinado bem.

10) Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis?
Custos fixos – são independentes das vendas ou volume de produção. Representam à capacidade instalada de a empresa produzir e vender. Ex: aluguel, tecnologia, depreciação.
Custos variáveis – estão diretamente ligados com as vendas e o volume de produção. Quanto maior o volume de produção, maior são os custos. Ex: matéria-prima.

11) O que são custos semivariáveis?
São aqueles que possuem uma parcela fixa e outra variável.

12) Em que consiste o sistema de custeio por absorção?
Custeio por absorção consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, é só os de produção, todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. A depreciação dos equipamentos e outros imobilizados amortizáveis utilizados na produção são distribuídos aos produtos elaborados; portanto, vai para o ativo na forma de produtos, e só vira despesa quando da venda dos bens. O custeio por absorção é aceito para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado do resultado e para o próprio balanço.).

13) Em que consiste o sistema de custeio variável?
Custeio variável consiste em apropriar todos os custos variáveis, quer direto quer indireto, só são alocados aos produtos os custos variáveis, ficando os fixos separados e considerados como despesas do período, indo para o resultado, para os estoques só vão, como conseqüência, custos variáveis. O custo variável obtém-se um lucro que acompanha sempre a direção das vendas e não é válido para balanços de uso externo.

14) O que são os Custos Indiretos de Fabricação – CIF? Exemplifique.
Custo indiretos de Fabricação é compostos pelos gastos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação, como: aluguel, IPTU, depreciação, gás e energia elétrica.

15) Qual tratamento contábil deve ser dado ao desperdício ou perda?
Devem sempre ser contabilizados.

16) É verdade que o custo variável unitário é fixo, enquanto o custo fixo unitário é variável?
Sim. Em termos unitários, os custos variáveis permanecem constantes, já os custos fixos unitários podem oscilar dependendo do volume de produção ou venda.

17) O que significa Ponto de Equilíbrio (Break Even Point)? Como calculá-lo?
O ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as fixas, ou seja, a empresa não terá lucro nem prejuízo.
Calculo do ponto de equilíbrio: Receita Total (RT) = Custo Fixo (CF) + Custo Variável Total (CVT)

18) Como usar a alavancagem operacional para prever o lucro?
Alavancagem Operacional é usar o potencial dos custos operacionais para aumentar os efeitos das mudanças nas vendas sobre os lucros da empresa antes dos juros e impostos (LAJIR). O aumento nas vendas resulta em aumento mais que proporcional no LAJIR e vice-versa.

19) O que é margem de contribuição?
Margem de contribuição é quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro, é o que sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro.

20) Qual a legislação que exige que as empresas tenham uma contabilidade de custos?
Não há exigência fiscal. O sistema de custos é uma necessidade e não uma obrigação legal.


21) O que é o custeio ABC?
O custeio ABC (Activity-Based Costing) é uma metodologia de custeio que procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos. O ABC restringe-se a uma limitação do conceito de atividade no contexto de cada departamento, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor. A idéia básica é atribuir primeiramente os custos às atividades e posteriormente atribuir custos das atividades aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos, e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhes os custos definidos.

22) Quais os principais autores e livros do Brasil que tratam de custos?
LEONE, George Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. São Paulo : Atlas, 1997.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

23) Qual o papel de um Controller numa empresa?
Tem a função de processar dados operacionais e financeiros que ajudem a organização em suas decisões estratégicas. São chamados de controller, gerenciam uma série de atividades chave na empresa, é importante ressaltar que com a revolução nos meios disponíveis para o tratamento da informação e das mudanças no mundo competitivo, está sendo exigido dos controllers um melhor equilíbrio nos conhecimentos de contabilidade, sobre a empresa em geral e sobre os recursos humanos.