13 de junho de 2010

Artigo

Importância da Gestão Estratégica de Custos nas Organizações Empresariais

Houve uma grande evolução nos últimos anos com o processo de globalização e economia aberta, as empresas precisam estarem atentas a essas constantes mudanças, com isso, a gestão dos custos em qualquer que seja o ramo empresarial se tornou altamente prioritário para as decisões gerenciais. Nunca se falou tanto em custos como nos dias atuais, diante da crescente competitividade tem-se a busca por maior lucratividade com o menor custo, ou um custo controlado, a empresa precisa ter uma vantagem competitiva, tanto para sua estabilidade no mercado quanto para o ramo em que atua. Fica claro que tal exigência deu lugar ao surgimento a gestão estratégica de custos e a contabilidade gerencial estratégica, proporcionando para a empresa um processo de aprendizado contínuo, onde todos estão envolvidos buscando o melhor desempenho para os negócios da empresa

A gestão estratégica de custos surge para atender a demanda do sistema econômico, em uma necessidade de busca por melhoria contínua da competitividade, já que o mercado de trabalho e todas as suas necessidades estão cada vez mais exigentes, é uma ferramenta útil para sustentar a competitividade da empresa que vêem a fornecer informações para que se tenham tomadas de decisões rápidas e eficazes. Para obter a eficiência, procura sempre atingir a meta de maximizar o lucro e encontrar falhas que amenizem custos desnecessários que não agregam valor (minimizar o custo), a empresa deve saber quanto custa seu serviço para ter noção se está perdendo ou ganhando dinheiro, a necessidade de se tomar a decisão certa poderá refletir no sucesso dos negócios da empresa.

Assim sendo, a gestão estratégica de custos torna-se uma ferramenta gerencial importante e passa a ser uma excelente alternativa a ser utilizada pelas empresas, ocupando um lugar de destaque e servindo para análise nas reduções de custos, gerando informações que as empresas necessitam para proporcionar uma situação financeira confortável.

Já a contabilidade gerencial estratégica, procura adquirir informações financeiras para que a organização consiga alcançar uma vantagem competitiva sustentável, desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações, para isso é necessário ter em mãos o máximo de informações sobre o ambiente externo frente ao ambiente interno para tomada de decisões, cabendo a formulação, planejamento e controle, procurando participar efetivamente do sucesso empresarial.

Na maioria das organizações, o responsável pela contabilidade gerencial estratégica é chamado de controller, sua função básica é a de processar dados operacionais e financeiros que ajudem a organização em suas decisões estratégicas.

Com esta nova visão estratégica de custos as empresas passam a ter um grande potencial para alcançarem vantagem competitiva. Com a ampliação desta ferramenta aplicada com as ferramentas já existentes, temos uma alternativa de alcançar a eficiência e eficácia dentro das organizações empresariais.
Andyelle Silveira Coelho